quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Projeto inovador do Polo Universitário de Marcelino Vieira recebe reconhecimento da UFERSA

Deu no site do Núcleo de Educação a Distância da UFERSA.

Educação e Tecnologia: Uma ação cidadã

Conheça o projeto desenvolvido pelos alunos do polo Marcelino Vieira
O projeto Educação e Tecnologia: uma ação cidadã é fruto da parceria entre a Fundação Ricardo Medeiros da cidade de Marcelino Vieira, o Polo Universitário de educação à distância da referida cidade, bem como da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
A iniciativa tem como objetivo levar o conhecimento de computação básica à população da região - através dos seguintes módulos: História dos computadores, Sistemas Operacionais, Editores de Texto, Digitação, Internet, Redes sociais e Segurança na internet -, servindo também de base para cursos mais avançados de tecnologia que os alunos estarão aptos a realizar posteriormente. No projeto piloto, com duração de 3 meses, todos os alunos atendidos foram crianças de baixa renda e estudantes do ensino fundamental no município de Marcelino Vieira.
A Fundação Ricardo Medeiros ficou responsável pela seleção dos alunos participantes, 30 (trinta) alunos, divididos em duas turmas de 15 (quinze) alunos. Foi feita uma seleção interna na própria fundação onde foram aplicados alguns critérios de prioridade no acesso à informação para escolha dos referidos alunos.
As aulas aconteceram no laboratório de informática do Polo Universitário de Marcelino Vieira, cedido pelo coordenador e idealizador do projeto, Antônio Romualdo Carneiro Neto. Além de Romualdo, o projeto tem como coordenador o Professor Edcarlos Costa de Oliveira, tutor presencial do Curso de Licenciatura em Computação à distância da UFERSA. 
Para lecionar as aulas, foram selecionados 4 (quatro) monitores, alunos do 6º período do Curso de Licenciatura em Computação à distância da Universidade Federal Rural do Semi-Árido: Erasmo José da Silva Oliveira, Marli Chagas Dantas Nascimento, Odalânia Aparecida de Oliveira Souza e Thalia Bianca Rocha Pessoa.
Diante do sucesso da iniciativa, o projeto será transformado em projeto de extensão do curso, sendo fundamental a adesão dos demais polos que contam com a Licenciatura em Computação.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

UFERSA Visita aos Polos: construindo momentos de aproximação a comunidade acadêmica

NEaD divulga data de visitas e convida alunos
O Núcleo de Educação à Distância informa que, com o objetivo de expor as mudanças do Moodle, ratificar os processos e metodologia de ensino da modalidade, assim como de ouvir os alunos, suas observações, necessidades e críticas, a equipe acadêmico-pedagógica e a coordenação do NEaD visitará todos os polos de apoio durante os dias 13, 20 e 27 de agosto.
Com o tema "Construindo momentos de aproximação a comunidade acadêmica", as visitas iniciarão na cidade de Grossos, às 08h do dia 13 de agosto, seguida por Guamaré às 14h desta mesma data. No sábado posterior, 20 de agosto, o polo de São Gonçalo do Amarante receberá a equipe no período às 09h, e Natal às 14h. Por fim, no dia 27 de agosto, serão visitadas as cidades de Marcelino Vieira, às 08h30, e Caraúbas, às 14h.
É de fundamental importância a participação dos alunos neste momento, visto a necessidade de potencializar essa troca de informações e vivências, possibilitando que o NEaD possa diagnosticar falhas e acertos e promover o aperfeiçoamento dos cursos. Somado a isso, é um momento para que os alunos possam esclarecer dúvidas, dar sugestões e participar, de forma geral, da construção e evolução da UFERSA no âmbito da educação à distância. 
Mais informações: (84) 3317 8236.
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.

Forma de pagamento de bolsas da CAPES para professores e tutores EaD será alterada

A partir de setembro, a forma de pagamento de professores e tutores que atuam em Polos EaD, no Sistema Universidade Aberta do Brasil, irá mudar. Em vez de depósito em conta benefício, o procedimento será feito em conta corrente. A determinação é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES).
Atuab
Ao acessar o Ambiente de Trabalho da UAB os bolsistas recebem todas as orientações.

A esse respeito, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN enviou mensagens eletrônicas aos bolsistas orientando sobre como proceder para informar os dados bancários à CAPES. Os lotes de pagamentos gerados a partir de setembro de 2016, a ser creditados em outubro de 2016, serão realizados, exclusivamente, na conta corrente dos bolsistas. Para evitar transtornos, é preciso informar, o quanto antes, esses dados.
Fonte: Equipe de Comunicação SEDIS / UFRN

Momento inesquecível, mais uma Colação de Grau do Polo UAB de Marcelino Vieira

Não dá pra traduzir em palavras a alegria e a satisfação de vivenciar mais sonho acadêmico realizado, mais uma Colação de Grau. Uma conquista tripla, a do aluno recém formado, a da família realizada pela conquista do filho (a), e a do Polo/Universidade em saber que todo o trabalho feito até qui valeu apena e foi frutífero.  

A Colação de Grau realizada na última sexta-feira, 19, foi um sucesso. Foram mais de 80 alunos agraciados com o diploma de curso superior, Educação Física, Geografia, Letras Português, Matemática e Pedagogia. Uma grande festa para celebrar mais uma vitória do Polo Universitário de Marcelino Vieira, que consegue se institucionalizar como uma Unidade Acadêmica na região, e que ganha respeito, maturidade e reconhecimento pelo seu trabalho social realizado.

Agradecemos a Deus, ser maior que nos fortalece e nos guia para o bom caminho. Agradeço a Universidade Federal do Rio Grande do Norte por acreditar que somos capazes de fazer jus a missão que nos foi conferida, a Gestão Municipal de Marcelino Vieira pela presteza e o compromisso de fidelidade assumida como mantenedora do polo, agradecemos o apoio ativo dos servidores do polo e dos tutores presenciais e agradecemos aos alunos e as suas famílias por acreditarem que é possível alcançar o que se imaginava ser impossível. Até aqui, tudo valeu apena! Estamos felizes pelo sucesso de vocês.








quarta-feira, 10 de agosto de 2016

UFERSA/Computação: Encontro Acadêmico

Prezados alunos,
A coordenação geral do Núcleo de Educação a Distância, da UFERSA, convida e convoca todos os alunos a participarem de um encontro acadêmico, que se realizará neste dia 27 de agosto, no auditório do polo, às 8h da manhã. A participação é obrigatória, uma vez que, muitas pautas referentes ao curso serão elencadas. Grato pela atenção.

sábado, 6 de agosto de 2016

UFRN: Colação de Grau

Caros alunos,
Bom dia!

Vamos aos detalhes da Colação de Grau.
Data: 19 de agosto de 2016
Local: Ginásio Poliesportivo “O Carneirão”
Horário da Colação: 18h (Chegar neste horário para poder assinar o protocolo de formatura)

Obs1: Estejam nesse horário já com a beca pronta para ser vestida e com o seu acompanhante. A cerimônia não tolera atraso, portanto, tratem de estarem arrumados cedo. Não esqueça que são 83 formandos. Estaremos lá para dá o apoio necessário e organizar os cursos.

Obs2: Fiquem atentos com a empresa que vocês alugaram a beca para estar no polo às 18h.

Obs3: Não se preocupem com a ornamentação e organização do espaço, tudo estar sendo feito e trabalhado. Tragam o seus familiares para assistir o Ato de Colação de Grau.

Obs4: No Ato de Colação de Grau vocês receberão o diploma de formados. O curso que organizou a confecção de canudos, peço para entregar ao polo até o dia 17 de agosto.