quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Projeto inovador do Polo Universitário de Marcelino Vieira recebe reconhecimento da UFERSA

Deu no site do Núcleo de Educação a Distância da UFERSA.

Educação e Tecnologia: Uma ação cidadã

Conheça o projeto desenvolvido pelos alunos do polo Marcelino Vieira
O projeto Educação e Tecnologia: uma ação cidadã é fruto da parceria entre a Fundação Ricardo Medeiros da cidade de Marcelino Vieira, o Polo Universitário de educação à distância da referida cidade, bem como da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
A iniciativa tem como objetivo levar o conhecimento de computação básica à população da região - através dos seguintes módulos: História dos computadores, Sistemas Operacionais, Editores de Texto, Digitação, Internet, Redes sociais e Segurança na internet -, servindo também de base para cursos mais avançados de tecnologia que os alunos estarão aptos a realizar posteriormente. No projeto piloto, com duração de 3 meses, todos os alunos atendidos foram crianças de baixa renda e estudantes do ensino fundamental no município de Marcelino Vieira.
A Fundação Ricardo Medeiros ficou responsável pela seleção dos alunos participantes, 30 (trinta) alunos, divididos em duas turmas de 15 (quinze) alunos. Foi feita uma seleção interna na própria fundação onde foram aplicados alguns critérios de prioridade no acesso à informação para escolha dos referidos alunos.
As aulas aconteceram no laboratório de informática do Polo Universitário de Marcelino Vieira, cedido pelo coordenador e idealizador do projeto, Antônio Romualdo Carneiro Neto. Além de Romualdo, o projeto tem como coordenador o Professor Edcarlos Costa de Oliveira, tutor presencial do Curso de Licenciatura em Computação à distância da UFERSA. 
Para lecionar as aulas, foram selecionados 4 (quatro) monitores, alunos do 6º período do Curso de Licenciatura em Computação à distância da Universidade Federal Rural do Semi-Árido: Erasmo José da Silva Oliveira, Marli Chagas Dantas Nascimento, Odalânia Aparecida de Oliveira Souza e Thalia Bianca Rocha Pessoa.
Diante do sucesso da iniciativa, o projeto será transformado em projeto de extensão do curso, sendo fundamental a adesão dos demais polos que contam com a Licenciatura em Computação.

Nenhum comentário: