quarta-feira, 27 de maio de 2015

Novas tecnologias educacionais possibilitam estudar à distância

Deu no Portal do IFRN EaD.

unnamed
Nos dias atuais, livros e revistas já podem ser substituídos por um programa virtual de notícias; o telefone fixo está cada vez mais raro nas residências, ja que grande parte das pessoas possui um aparelho pequeno e multifuncional em seus bolsos e bolsas; e a carta escrita em papel também já não faz mais parte da rotina do século XXI. Hoje, e-mails, mensagens de texto e aplicativos de celulares suprem instantaneamente a necessidade de comunicação. Afinal de contas, o mundo vem passando por mudanças reais e as formas de transmissão do conhecimento também, graças às novas tecnologias educacionais e suas inovações pedagógicas.
Sueli de Aquino, 23 anos, mora em uma comunidade no município de Marcelino Vieira, a 300 Km de Natal, na região oeste do estado. Durante toda a vida, a jovem teve dificuldade para cursar o ensino superior, visto que  a distância da capital a impossibilitou de estudar em instituições de ensino de qualidade. Até que, em 2010, ela foi aprovada na seleção para o curso de Letras Espanhol do Campusde Educação a Distância do IFRN. Nos quatro anos seguintes ela estudou e cumpriu todas as disciplinas tendo o computador para mediar a sua comunicação com os professores.
Esse sonho só pode ter se transformado em realidade porque a tecnologia levou educação de qualidade para dentro da casa de Sueli. Além dela, outros 4.200 estudantes do Rio Grande do Norte e da Paraíba também podem estudar por meio de videoaulas, chats, fóruns de discussão, material digital e impresso, dentre outras ferramentas pedagógicas.
Campus EaD do IFRN oferece, de forma institucional ou com o apoio da Rede E-Tec Brasil e do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), sete cursos de nível médio subsequente, dois de graduação, cinco de especialização, dois de aperfeiçoamento, três de capacitação profissional e outros três de extensão, num total de 22 cursos.
Sala de aula virtual
10_ead-347x250Apesar de todos esses cursos serem oferecidos pela internet, as turmas são divididas em salas de aulas (assim como os cursos presenciais), mas não daqueles com carteiras e quadro negro: as salas estão alocadas em um ambiente virtual de aprendizagem, chamadas de Plataforma Moodle. Para ter acesso à sala de aula, o estudante precisa entrar, pela internet, no seu perfil pessoal com login e senha. Nele, estão todos os textos, apostilas, videoaulas, fóruns, chats e demais materiais para consulta.
Através da plataforma, ele também pode entrar em contato com a coordenação do curso, seus professores e colegas. Todo o conteúdo disponível na Plataforma Moodle é produzido pela equipe de 30 professores e 22 técnicos-administrativos do Campus EaD, além de funcionários terceirizados, estagiários e bolsistas.

Nenhum comentário: