segunda-feira, 30 de junho de 2014

Comunicado da UFERSA - Licenciatura em Computação

Caros alunos,

Leiam o e-mail enviado pelo Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Federal do Semiárido, aos Polos de Apoio Presencial.

"Olá Coordenador,

Como já havia informado anteriormente, no próximo sábado (05/04) teremos um Encontro Presencial excepcional da disciplina Introdução a EaD em todos os Polos.

Trata-se da apresentação dos seminários que concluirão a disciplina, a programação é a seguinte:

08h às 12h - Apresentação dos Seminários do Curso de Computação
13h às 17h - Apresentação dos Seminários do Curso de Matemática

Observem que para os Polos que só tem Computação, as atividades serão apenas pela manhã.

Precisaremos apenas de uma sala de aula normal com datashow para os alunos apresentarem suas produções.

Para os Polos de Grossos e Caraúbas, teremos também a aplicação de Provas da Disciplina Teoria dos Números, daí a necessidade de mais uma sala.

Se algum aluno perguntar, avisem que no Moodle estão todas as orientações acerca do Seminário.

Contamos e já agradecemos o empenho e apoio de todos vocês.

Abraços".

-- 
ULISSES DE MELO
Núcleo de Educação a Distância NEaD/UFERSA
Contato: (84)  9121 8026 - 9695 5448

sábado, 28 de junho de 2014

Colação de Grau da turma de Letras Espanhol - IFRN

Só um aperitivo. Mais uma turma do Polo UAB de Marcelino Vieira se organizando para a Colação de Grau, que será realizada dia 02 de setembro.

Hoje pela manhã, 28, parte da turma do 8º Período do curso de Licenciatura em Letras Espanhol, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, rumou em direção à cidade de Portalegre para realizar a sua primeira sessão de fotos da formatura, outros alunos do curso ingressarão ao grupo na cidade de Pau dos Ferros, e participarão, também, do look.

É muito gratificante vivenciar mais uma vitória acadêmica do Polo Universitário de Marcelino Vieira. Serão novos profissionais qualificados no mercado de trabalho. Que venham mais e mais! Esta revolução educacional não pode parar. Parabéns a todos.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

UFRN - Procedimentos Acadêmicos



A Coordenação Pedagógica mediante a necessidade de esclarecimento sobre os procedimentos acadêmicos para com os alunos ingressantes 2014.1, desenvolveu vídeos de apresentação e tutoriais sobre procedimentos acadêmicos (matrícula, trancamento de disciplina, suspensão de programa e recuperação de login e senha). Gostaríamos de contar com a colaboração de vocês no sentido de divulgar amplamente com os tutores e alunos do cursos os videos tutoriais, afim de esclarecer e evitar o maior número de transtornos possíveis, no período de matrícula e posteriores. http://www.sedis.ufrn.br/




quinta-feira, 26 de junho de 2014

IFRN: ESPECIALIZAÇÃO

Caros candidatos,

De acordo com a retificação 05 dos Editais nº 10/2014 - PROEN/IFRN (Graduação) nº 11/2014  PROEN/IFRN (Pós-Graduação), as matrículas da pós-graduação poderão ser realizadas até o dia 30 de junho, segunda-feira.

Entretanto, sábado, 28, o Polo Universitário de Marcelino Vieira não terá expediente, estará fechado.  Com a prorrogação das matrículas das especializações, o polo voltará a funcionar administrativamente neste dia 30 de junho, exclusivamente para a realização das matrículas das especializações em Literatura e Ensino e Educação Ambiental, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

No ensejo, informamos que nos dias 26 e 27 de junho o Polo está realizando as matrículas das especializações. Portanto, não deixem para última hora. 

Agradece a coordenação.
Romualdo Carneiro
84 9650 4849

terça-feira, 24 de junho de 2014

UFERSA/Computação


COMUNICADO VIA E-MAIL: Problema no acesso dos links da UFERSA.

Olá, 

Desde o sábado a tarde que todos os serviços da UFERSA estão offline para o público externo, ou seja, só dentro da Universidade que os sistemas estão funcionando. Esse problema se deu devido a uma falha na rede e o setor responsável - a SUTIC (Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação) está trabalhando para a substituição do equipamento.

Esse problema afeta o SIGAA, o próprio site da Universidade, além dos sistemas do NEaD: o Moodle e o nosso site. Estava afetando até mesmo o email institucional, não estávamos sequer recebendo emails, mais esse, já foi resolvido.

A previsão de retorno é no máximo até a Quarta pela manhã, peço que avisem aos alunos, caso perguntem.

Além disso, os telefones fixos também estão inacessíveis, daí, o contato ser apenas por email temporariamente ou pelos celulares.

Outra coisa...

Apesar de estarmos num período de recesso nos Encontros Presenciais devido a Copa, alguns professores lançaram atividades online para esse período; a disciplina Introdução a EaD terá um encontro extra no sábado (05/07), além dos alunos buscarem informações acerca das reposições e recuperações, daí, o acesso ao Moodle ainda está bem necessários para todos nós.

Em anexo o cronograma de reposições, recuperações e algumas datas já do semestre 2014.2.

Qualquer dúvida, estamos a disposição.

--
ULISSES DE MELO
Núcleo de Educação a Distância NEaD/UFERSA
Contato: (84)  9121 8026 - 9695 5448

INFORMATIVO - Especializações do IFRN


Prezados alunos,

A coordenação do polo atenta a todos os candidatos aprovados nos cursos de especialização, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, que procurem organizar toda a documentação que está sendo exigida para ser entregue, no polo, no ato da matrícula. Portanto, é importante verificar os documentos necessários que homologarão a matrícula. 
a) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais); 
b) Título de Eleitor (cópia); 
c) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 
anos do sexo masculino (cópia); 
d) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia); e 
e) ATENÇÃO: A documentação exigida no item 4.1 deste Edital enviada, eletronicamente, no ato da inscrição. 
30.1 Toda documentação deverá ser apresentada acompanhada do original para conferência pelo responsável pelo recebimento da documentação. 
Nota do blog: Toda a documentação que foi enviada eletronicamente, inclusive o currículo e os documentos comprobatórios terão que ser entregues na matrícula.
O edital do processo seletivo pode ser visto através deste link  Edital 11/2014 - PROEN/IFRN.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

IFRN: Período de matrícula para as especializações

Divulgada lista de aprovados da pós-graduação EaD
A coordenação do Polo Universitário de Marcelino Vieira reforça o comunicado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte sobre o período de matrícula dos aprovados nas especializações em Educação Ambiental e Literatura e Ensino. Conforme já divulgado, os dias de matrículas são: 26, 27 e 28 de junho, na sede do polo.
É importante verificar os documentos necessários que homologarão a matrícula. Nesse sentido, o candidato aprovado deverá apresentar a seguinte documentação:
a) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais); 
b) Título de Eleitor (cópia); 
c) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 
anos do sexo masculino (cópia); 
d) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia); e 
e) A documentação exigida no item 4.1 deste Edital enviada, eletronicamente, no ato da inscrição. 
30.1 Toda documentação deverá ser apresentada acompanhada do original para conferência pelo responsável pelo recebimento da documentação. 
O edital do processo seletivo pode ser visto através deste link  Edital 11/2014 - PROEN/IFRN.

UFRN: Suspensão de Programa a Posteriori


Caros alunos,
 
 
Mais uma vez estou atentando para o casos de Suspensão de Programa a posteriori. O aluno que foi reprovado em todas as disciplinas, mas que obteve nota superior a ZERO em alguma disciplina, ele estará apto a fazer a suspensão a posteriori, caso contrário, será desligado do curso. Portanto, verifiquem a sua situação acadêmica.
 
O período de suspensão a posteriori vai do dia 23 de junho a 02 de julho. No ensejo, informo o período de matrícula: 02/07 a 12 de julho.
 
Agradece a coordenação do polo.

sábado, 14 de junho de 2014

Comunicado do IFRN/Campus EaD


Bom Dia Tutores e Coordenadores,

O campus EaD entrará de recesso durante o período da copa a partir do dia 12/06.
Só retornaremos as nossas atividades no dia 25/06.
As nossas matrículas para o 1º período será no dia 26a 28 de Junho, momento este que o aluno deverá deixar a documentação no polo.
Informo que o acadêmico fechará no dia 30 de Junho, por este motivo, as rematrículas, alunos do 3º e 6º período, devem ser feitas na plataforma no dia 07 a 11 de Julho.
Nossas aulas do 2° semestre começam dia 12 de Agosto.


Boa Copa e obrigada por mais um período de colaboração para com este curso.

Att
Adda Késia.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

UFRN: Resultado Final - Tutoria Presencial



A Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, divulgou neste dia 06 de junho, o resultado final do processo seletivo de tutoria presencial - cadastro de reserva - para atuar nos Polos de Apoio Presencial. Abaixo segue o link do resultado. 


edital 13/2014 - ARGUMENTOS FINAIS DE CLASSIFICAÇÃO

UFRN: Especializações 2014.2 - divulgados os resultados preliminares

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por intermédio da Secretaria de Educação a Distância vem divulgar, para conhecimento dos interessados, o resultado final preliminar do processo seletivo para admissão de alunos em 2014.2 para os cursos de especialização em Ensino de Filosofia, Matemática e Sociologia para o Ensino Médio, todos na modalidade a distância.
Os candidatos que desejarem interpor recurso contra o resultado preliminar, poderão fazê-lo até o próximo dia 11 de junho de 2014, observando as disposições do edital n.º 10/2014. Os candidatos CLASSIFICADOS deverão acompanhar este portal pois em breve anunciaremos os procedimentos para matrícula institucional.
Resultados (publicados em 10/06/2014, às 12h26)
- Ensino de Filosofia
- Ensino de Matemática
- Ensino de Sociologia
Para o Polo UAB de Marcelino Vieira tivemos a oferta da especailização em Ensino de Matemática.

IFRN: Divulgada lista de aprovados da pós-graduação EaD

  
Divulgada lista de aprovados da pós-graduação EaD
A Pró-Reitoria de Ensino divulgou, na tarde desta terça-feira (10), o resultado final da seleção de Pós-Graduação do Campus de Educação à Distância. O processo seletivo foi regido pelo Edital 11/2014 - PROEN/IFRN.
Todos os candidatos podem verificar o desempenho individual, além do resultado dos recursos interpostos, naárea do candidato. Para acessá-la, basta preencher os dados do quadro "Acessar inscrição" com o número da inscrição com traço e o CPF ou a data de nascimento. 
As matrículas podem ser realizadas de 26 a 28 de junho, no polo para o qual o aprovado se candidatou, nos horários estabelecidos no Anexo I do Edital. 
O processo seletivo ofereceu um total de 940 vagas para cursos de especialização distribuídos em oito polos de apoio presencial, são eles: Caraúbas; Cuité de Mamanguape; Guamaré; Grossos; Marcelino Vieira; Natal; Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
No ato da matrícula, o candidato aprovado deverá apresentar a seguinte documentação: 
a) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais); 
b) Título de Eleitor (cópia); 
c) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 
anos do sexo masculino (cópia); 
d) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia); e 
e) A documentação exigida no item 4.1 deste Edital enviada, eletronicamente, no ato da inscrição. 
30.1 Toda documentação deverá ser apresentada acompanhada do original para conferência pelo responsável pelo recebimento da documentação. 
Acesse:

terça-feira, 10 de junho de 2014

CAADIS divulga o I Ciclo de Palestra com a temática geral Inclusão e Acessibilidade

O evento será um espaço de formação inicial para os profissionais da UFERSA
A Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), estará ofertando uma Formação Inicial por meio do I Ciclo de Palestras, com a Temática Geral: Inclusão e Acessibilidade.
A ação objetiva possibilitar um espaço de formação inicial dos profissionais da universidade, gestores, pró-reitores, diretores, chefes, coordenadores, representantes, equipes, professores, técnicos administrativos, estudantes e comunidade externa, bem como construir as propostas a serem discutidas no II Fórum de Acessibilidade, oferecendo contribuições para a construção de um ambiente inclusivo no ensino superior.
As palestras são gratuitas, com duração de duas horas em cada uma, e ocorrerão nos dias 02, 03, 09, 10, 11, 26 de junho e 21 e 23 de julho de 2014, tendo como local o Auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no Campus Leste da UFERSA, em Mossoró-RN. Será emitida certificação aos inscritos com a carga horária total de 20 horas.
Confira a Programação:
- 10.06.14 - Terça-feira 
A AUDIODESCRIÇÃO E LEGENDAGEM COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO [30 VAGAS]
Mediador: Prof. Marcos Evandro Cintra – Coordenador do Curso de Computação UFERSA
Palestrante: Prof.ª Sheila Maria Cândida dos Santos – Ledora da DAIN UERN
9h às 10h30m
Local: Auditório da PROGEPE
- 11.06.14 - Quinta-feira
DEFICIÊNCIA AUDITIVA: a pessoa com surdez e o ensino superior [30 VAGAS]
14h às 15h30
Mediadora: Gilberliane Mayara Andrade Melo – Pedagoga Representante do Campus de Caraúbas CAADIS UFERSA
Palestrante: Prof. Francisco Marlon Carneiro Feijó – Vice-Coordenador do Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade UFERSA
Local: Auditório da PROGEPE
- 26.06.14 - Quinta-feira
ACESSIBILIDADE EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA [30 VAGAS]
9h às 10h30m
Mediadora: Prof.ª Maria Goreth Medeiros – Professora da Educação Básica Colaboradora Externa
Prof. Daut de Jesus Nogueira Peixoto Couras – Professor Colaborador da CAADIS - UFERSA
Local: Auditório da PROGEPE – UFERSA - Campus Leste
- 21.07.14 - Segunda-feira
ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS [30 VAGAS]
14h às 15h
Mediador: Francisco Varder Braga Júnior – Fonoaudiólogo Representante PROGRAD CAADIS UFERSA
Alvaneide Maria de Morais Moura – Assessora Pedagógica NEAD UFERSA
Local: Auditório da PROGEPE – UFERSA - Campus Leste
- 23.07.14 - Quarta-feira 
ATENDIMENTO E INCLUSÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA [30 VAGAS]
Mediador: Prof. Andre Duarte Lucena - Coordenador do Curso de Engenharia de Produção UFERSA
Francisca Monteiro da Silva Perez – Assessora Pedagógica NEAD UFERSA
14h às 15h30m
Local: Auditório da PROGEPE – UFERSA - Campus Leste
Fonte: CAADIS - Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social
Resgate a ficha de inscrição aqui.
Para mais informações: (84) 3317 8236.
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/
Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/NucleoDeEducacaoADistanciaDaUfersa

Horário de funcionamento do polo - 10 a 13 de junho


Prezados alunos,

A coordenação do polo comunica que o horário de funcionamento do polo nesta semana, 10 a 13 de junho, sofrerá mudanças; isso em virtude do feriado municipal, festa do padroeiro e da abertura da copa do mundo. Dessa forma, está assim organizado o horário:

- Terça (10) e quarta (11), o polo abrirá somente pela manhã: das 07:30 às 11:30.
- Quinta (12), abertura da copa, o polo não estará aberto, apenas a parte administrativa irá funcionar pela manhã.
- Sexta (13), feriado municipal, dia do Padroeiro da cidade, Santo Antonio.

No sábado (14), o horário volta a sua normalidade, funcionando os dois turnos (manhã e tarde). Em breve, postaremos um cronograma com os horários de funcionamento durante este recesso (férias das universidades) e jogos do Brasil na copa.


quarta-feira, 4 de junho de 2014

Informações do edital do IFRN - RECURSOS PARA AS ESPECIALIZAÇÕES

DOS RECURSOS
20. Caberá recurso à Comissão de Seleção contra a análise de currículo acadêmico, no dia seguinte ao da publicação do resultado parcial
21. Para proceder à interposição de recurso, o candidato deverá preencher o formulário apropriado, disponível na Área do Candidato no sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN (http://ingresso.ifrn.edu.br), e apresentar a devida fundamentação, eletronicamente
22. Admitir-se-á um único recurso por candidato.
23. Não será aceito, sob qualquer pretexto, para fundamentar o recurso, anexação de documentos no sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN, envio de documentação por correspondência postal, fax-símile ou correio eletrônico.
24. Não será aceita, sob qualquer pretexto, recurso por outro meio que não seja no SGC, tais como, por correspondência postal, fax-símile.ou correio eletrônico
25. O resultado da análise dos recursos será publicado na Área do Candidato no sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN (http://ingresso.ifrn.edu.br), até 5 (cinco) dias úteis após o término do prazo para sua interposição.
26. Os recursos sem a devida fundamentação ou identificação ou interpostos por meio de fax, correios e por procuração não serão analisados.


27. Não será aceita documentação adicional para fundamentação do recurso.

IFRN/ESPECIALIZAÇÕES: Resultado parcial está disponível na área do candidato

image_previewA Pró-Reitoria de Ensino (Proen) divulgou na tarde de hoje (3) o resultado parcial da seleção para os cursos de especialização a distância, oferecidos pelo Campus EaD através do edital 11/2014. Os candidatos poderão verificar a nota parcial na área do candidato (http://ingresso.ifrn.edu.br). Para acessá-la, é necessário preencher o número da inscrição com traço e a data de nascimento ou CPF.
Os interessados poderão interpor recursos contra a análise do currículo acadêmico amanhã (4), através de formulário eletrônico disponível também na área do candidato. O formulário poderá ser acessado das 8h às 23h59. É necessário, ao preenchê-lo, apresentar a devida fundamentação.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de junho, neste portal e na área do candidato.
Para o Polo UAB de Marcelino Vieira estão sendo ofertadas duas especializações: LITERATURA E ENSINO e EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Todo o processo de recursos e questionamentos devem ser direcionados ao Campus EaD/IFRN, seguindo o que se pede o edital. Telefone para maiores informações: 3092 8919 / 3092 8918.

SEDIS/UFRN: Especializações 2014.2 - divulgadas as inscrições deferidas/indeferidas

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Educação a Distância em parceria com as unidades acadêmicas torna pública as inscrições que foram deferidas e indeferidas para admissão de novos estudantes para os cursos de especialização em Ensino de Filosofia, Matemática e Sociologia para o Ensino Médio; reguladas pelo edital 10/2014-SEDIS.
Os interessados em interpor recurso administrativo contra o indeferimento deverão efetuar os procedimentos descritos no item 4.2 do edital EXCLUSIVAMENTE no dia 03 de junho de 2014.
Para maiores detalhes, os interessados poderão acessar os resultados clicando em um dos arquivos abaixo, publicados em 02/06/2014 às 17h28.
Fonte: Secretaria Execut