quarta-feira, 21 de maio de 2014

7 erros que o aluno de Ensino a Distância não deve cometer


O site EaD.com.br divulgou uma lista com 7 erros que o aluno de EaD não deve cometer. Para quem não conhece, o EaD.com.br é um site com várias notícias e dicas sobre a educação à distância. Leia a matéria na íntegra:
Cuidado com a procrastinação
Você sabe o que é procrastinar? É aquela voz que fala no seu ouvido, quando sabe que tem que estudar, e te diz “ah, fica mais um pouquinho no sofá, mais tarde você estuda…”. Aquela mania de deixar tudo para depois e ir arrastando, arrastando e quando você vê, já é de noitinha e você tem que entregar um trabalho para o dia seguinte de manhã. Esse mal acomete a maioria de nós e é um baita problema para quem faz um curso a distância, já que o aluno depende muito mais de si mesmo do que de colegas de classe ou professores.
Não deixe o planejamento de lado
Criar novos hábitos é uma tarefa muito difícil. No entanto, para um aluno de EAD, é primordial planejar a semana com apontamentos em agenda, como horários de discussões em grupo, de estudo individual, perguntas para o tutor e todas as tarefas indispensáveis para o andamento do curso. Estabeleça horas, cronometre os estudos. Planejando, você se sentirá mais firme e com propósito, o que motiva a seguir adiante.
Não aproveitar do tempo com o instrutor e com os colegas
Um dos muitos pontos positivos do EAD é o tempo individual que cada aluno tem com o tutor/professor. No entanto, os dois argumentos citados acima podem atrapalhar seu desenvolvimento exatamente porque você não utiliza como deveria o seu tempo com o instrutor. Se você deixa para ver suas questões muito em cima da hora, perde a chance de tirar todas as dúvidas com ele. Por isso, utilize as discussões de grupo com os colegas, discuta os temas com eles e com o tutor. Se der para marcar um grupo de estudos presencial na biblioteca do bairro, melhor ainda.
Estudar com redes sociais e outras distrações por perto
A ferramenta principal de quem estuda a distância é o computador. Hoje em dia somos tão conectados que estamos em várias redes sociais e utilizamos muitas plataformas para bater papo com amigos. Para piorar o panorama, o aluno de EAD geralmente estuda de casa. A mãe escuta o rádio, a avó vê a novela e o irmão disputa o computador. Como estudar assim? Somente estabelecendo regras para si mesmo e com quem convive. Nos horários determinados por você para o estudo, só abra as ferramentas que foi utilizar para a aula e avise a todos em casa que estará concentrado e precisará de silêncio e tranquilidade.
Não utilizar todos os recursos disponíveis
Para bem e para o mal, a Internet tem tudo o que necessitamos. A maioria dos museus do mundo tem obras disponíveis para pesquisa, bibliotecas também. Incremente o seu trabalho e mostre ao seu tutor seu interesse no curso utilizando uma bibliografia vasta. Além de uma boa nota, você ganhará em conhecimento.
Ignorar aspectos tecnológicos necessários para o EAD
Um erro muito comum é o aluno achar que somente irá necessitar de um computador que funcione e da Internet. Alguns cursos requerem softwares específicos e o computador deve ser compatível para que tudo funcione bem. Do contrário, o aluno somente perderá tempo e dinheiro.
Fazer um curso de graduação sem observar se é credenciado pelo MEC
Imagine chegar ao fim de quatro anos de estudo e descobrir que seu diploma não é reconhecido pelo Ministério da Educação! Livre-se deste pesadelo, se você deseja fazer um curso de graduação para exercer uma profissão regulamentada e ter um diploma válido, é imprescindível que o curso a distância seja credenciado pelo MEC.

Fonte: NeaD/UFERSA

Nenhum comentário: