quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Presidente da Capes ressalta importância da UAB na educação brasileira em abertura do Encontro Nacional de Polos


O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, afirmou nesta segunda-feira, 18, na abertura do Encontro Nacional de Polos da Universidade do Brasil (UAB), que o sistema tem atuado de forma direta nos maiores desafios educacionais do país. "A UAB tem sido o instrumento, por meio do qual temos avançado cada vez mais no enfrentamento da qualificação da educação básica e da valorização dos professores", explicou. O encontro reúne, no edifício-sede da Capes, os coordenadores UAB e de polos e segue até o dia 19 de novembro.
Para Guimarães, os avanços do programa são extraordinários, mas em 2007, ano de sua implementação, a iniciativa de contribuir para formação de professores da educação básica constituiu um grande desafio à agência, em razão de sua previsão de crescimento superior ao da própria pós-graduação brasileira. "Nossa previsão se concretizou e,cinco anos depois, a diretoria de Educação Básica e a diretoria de Educação a Distância da Capes, em especial a UAB, contabilizando alunos e professores, já é mais que o dobro do conjunto que constitui alunos e professores da pós-graduação brasileira", disse.


 
IMG 5569-18112013-web
Presidente da Capes, Jorge Guimarães, e Secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim, participam da abertura do encontro (Foto: Edson Morais - CCS/Capes)

O diretor de educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, ressaltou em sua fala o caráter integrador da UAB, o qual alinhou o programa aos objetivos previstos na constituição Federal do País. "Entre as nossas ações, talvez a mais importante, foi a aproximação das instituições de ensino superior (IES) com os polos em que elas ministravam cursos, ou seja, essa ação integrada das IES federais e estaduais com os polos mantidos pelos estados e municípios, buscando realizar, de forma plena, o regime de colaboração previsto na constituição Federal de 1988", completou.
Segundo Teatini, o objetivo do encontro é reunir o que houve de melhor na série de encontros regionais, realizada em 2013 pela diretoria. "Cada um dos encontros nos trouxe grandes aprendizados e por isso, hoje, neste evento estamos concluindo uma etapa e inaugurando um novo processo, uma nova fase, na qual a educação básica do brasil sairá muito mais fortalecida", explicou.

Nenhum comentário: