quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fórum de coordenadores UAB atua na institucionalização da educação a distância no país


O segundo dia do Encontro Nacional de Polos da Universidade do Brasil (UAB) foi marcado pela apresentação do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema UAB. A presidente do Fórum, Maria Luisa Furlan Costa, destacou o espaço de diálogo proporcionado pelo grupo. "O fórum não soluciona todos os problemas que encontramos no desafio da educação a distância no país, mas é uma maneira de nos articularmos para encontrarmos soluções", explica. O evento aconteceu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, nesta segunda e terça-feira, 19.
O Fórum Nacional de Coordenadores UAB foi criado no final de 2010 e atua na formulação de diretrizes, definição de critérios técnicos e pedagógicos, parâmetros e demais ações no âmbito do Sistema UAB. Em 2012, foram realizados três encontros nacionais. Formado por conselhos consultivos, dividido por temas, a presidência e vice-presidência do Fórum são sempre escolhidas levando em conta a representação das três instâncias que formam o sistema UAB: instituições estaduais, federais e institutos de ensino superior.
A principal proposta do grupo é contribuir com o processo de institucionalização da modalidade de educação a distância (EAD) nas instituições de ensino superior. Segundo, Maria Luisa Furlan Costa, o Fórum tem tentado trabalhar o contato entre os diferentes coordenadores que compõem o sistema UAB. "Uma das principais atuações do fórum é instigar e incentivar a aproximação dos coordenadores UAB, coordenadores de curso e de polo, tanto virtualmente quanto presencialmente", explicou.
IMG 6025-uab19112013-web
A presidente do Fórum, Maria Luisa Furlan Costa, destacou espaço de diálogo proporcionado pelo grupo. (Foto: Felipe Mota - CCS/Capes)

Nenhum comentário: