sábado, 15 de junho de 2013

UFRN oferecerá segunda edição da formação de professores em Gênero e Diversidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferecerá a partir de agosto deste ano a segunda edição da Formação em Gênero e Diversidade na Escola (GDE). As inscrições serão realizadas no período de 24 de junho a 05 de julho 2013, pela internet (www.sigaa.ufrn.br). Podem se inscrever professores/as das redes públicas de ensino com interesse em discutir temáticas relacionadas a gênero, sexualidades e relações étnico-raciais. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), a Formação GDE será oferecida na modalidade semipresencial para seis Polos de Apoio Presencial da UFRN - Caicó, Currais Novos, Marcelino Vieira, Lages, Macau e Nova Cruz - no período de agosto de 2013 a fevereiro de 2014.

A carga horária totaliza 200 horas, ministradas por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e em quatro aulas presenciais nos polos. Professores vinculados à instituições federais de ensino superior, com formação nas áreas afins à temática do curso, tutores presenciais e a distância integram a equipe pedagógica. O objetivo do curso é sensibilizar os professores da rede pública para a desconstrução de estereótipos e desigualdades, os quais geram olhares e atitudes preconceituosas no ambiente escolar.

São cinco os módulos da formação: (1) orientações metodológicas e diversidade; (2) gênero; (3) sexualidade e orientação sexual; 4) relações étnico-raciais; e (5) avaliação. Os conteúdos contemplam conceitos fundamentais como o de gênero e sua importância para o conhecimento do mundo social, questões sobre saúde, sexualidade e desigualdade racial, entre outros. A articulação entre as temáticas e o cotidiano escolar está presente em cada unidade.

O curso será realizado pelo grupo de pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade (GCS), do departamento de Antropologia (DAN), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sedis). As professoras Elisete Schwade (DAN) e Carla Cabral (Escola de Ciências e Tecnologia) coordenam a iniciativa.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES: Sedis/UFRN e e-mail gde@sedis.ufrn.br

Nenhum comentário: