quarta-feira, 30 de maio de 2012

Curso de Aperfeiçoamento - Cidade e Diversidades

 

COMUNICADO:

A Coordenação do Polo Universitário de Marcelino Vieira informa aos alunos do curso de aperfeiçoamento em "Cidade e Diversidade" que o material impresso e o cd já se encontram no polo para distribuição. Portanto, procurem a secretaria do polo para receber os materiais acadêmicos.

Agradece a coordenação do polo.



Resultado parcial da conrrência do vestibular - UFRN/Polo Unievrsitário de Marcelino Vieira

- TOTAL DE INSCRITOS: 614 CANDIDATOS
- CONCORRÊNCIA POR CURSO:
a) Pedagogia
- 190 candidatos inscritos para 31 vagas: 6,13

b) Educação Física:
- 207 candidatos inscritos para 41 vagas: 5,05

c) Letras Português:
- 77 candidatos inscritos para 47 vagas: 1,64

d) Geografia:
- 140 candidatos inscritos para 49 vagas: 2,86


ATENÇÃO! VESTIBULAR UFRN



 

Caros candidatos,

A Comissão Permanente do Vestibular - COMPERVE/UFRN, através do Polo Universitário de Marcelino Vieira, comunica aos candidatos que tiveram as suas fotos 3x4 INDEFERIDAS (Recusadas) deverão levar e apresentar, no dia da prova do vestibular, uma foto 3x4 para comprovar a sua identificação.

Para saber se a sua foto foi indeferida, é preciso acessar o site da Comperve, www.comperve.ufrn.br,  na aba vestibular a distância - inscrições. Qualquer dúvida, procurar o polo.

Att.
A coordenação.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Secretaria de Educação a Distância - SEDIS - é notícia na imprensa potiguar




 Imagem ilustrativa

O periódico natalense "O Jornal de Hoje" dedicou uma página da edição de 21 de maio de 2012 (caderno "Cidade", página 9) à Secretaria de Educação a Distância da UFRN. Na reportagem, o jornal aborda algumas características do ensino a distância, a estrutura da SEDIS/UFRN e como o aluno tem acesso aos cursos da modalidade. A Secretária de Educação a Distância da UFRN, Maria Carmem Freire Diógenes Rego, e o professor José Leão Martins Júnior, ex-aluno do curso de Licenciatura em Química a Distância, também deram seus depoimentos. Veja, na íntegra, o texto publicado:

Na educação, a distância que aproxima

Data: 21 maio 2012 - Hora: 18:07 - Por: Portal JH
Se o aluno não pode ir à sala de aula, a sala de aula vai até ao aluno. Eis o cerne da proposta da educação à distância: traçar novos caminhos para alcançar os estudantes que residem nas regiões mais remotas do Rio Grande do Norte.

Criada em 2003, a Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem conseguido irromper as barreiras físicas que impediriam discentes de alcançar não apenas uma graduação, mas também fazer uma pós, especialização, mestrado e cursos de aperfeiçoamento. Tudo no conforto do lar, basta que ele tenha um computador com acesso à internet.

A maior parte do curso se desenvolve dentro de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – os chamados AVAs – onde é possível dialogar com os professores e colegas por meio de fóruns e chats. “O ambiente virtual é como uma sala de aula aberta 24 horas. O professor posta as atividades semanalmente, sejam questionamentos ou leituras”, define Carmem Freire, secretária de educação à distância da UFRN e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no RN.

São oferecidos seis cursos de graduação, sendo cinco de licenciatura em Matemática, Física, Química, Biologia e Geografia e um Bacharelado em Administração Pública. Em 2012, serão incluídos quatro novos cursos de licenciatura: Pedagogia, Letras e Educação Física. Em nível de pós-graduação, são ofertados cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Mídias em Educação, Ensinos de Matemática, Ciências, Filosofia e Sociologia, e Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática. No âmbito de extensão, há cursos de aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, Relação Étnico-Racial, Produção de Material Didático e DST: Aids e Hepatites Virais.

Entretanto, nem tudo é feito de casa. O estudante dos cursos à distância é um aluno como qualquer outro da UFRN, com os mesmos direitos e deveres. Para entrar num dos cursos, ele presta o mesmo vestibular, com cinco questões de cada área e uma redação, elaboradas pela Comissão Permanente do Vestibular (Comperve). Ele também terá de enfrentar concorrência: no curso de bacharelado em Administração Pública, por exemplo, já se chegou a ter 11 candidatos disputando a mesma vaga.

Após aprovação, fica-se vinculado a um Polo de Apoio Presencial, onde o aluno tem um ambiente físico apropriado para a realização de atividades acadêmicas e o acompanhamento de um tutor presencial, com horário disponível para tirar dúvidas e atender os estudantes.

Cada polo é dotado de laboratório de informática, biblioteca, secretaria acadêmica e laboratórios específicos das áreas. Lá, o discente executa tarefas presenciais e realiza as provas – são duas por semestre e por disciplina, sempre aos domingos. Nos cursos de Física, Química e Biologia, o estudante participa de aulas experimentais nos laboratórios específicos.

Outra vantagem para o estudante é que ele recebe material didático impresso, em livros e fascículos, e também digital, com videoaulas e material multimídia para uso no ambiente web.
A UFRN tem um total de 23 polos, distribuídos no Rio Grande do Norte (14 polos), Pernambuco (5 polos), Paraíba e Alagoas (1 polo). No território potiguar, os espaços ficam nas cidades de Mossoró, Grossos, Caraúbas, Extremoz, Natal, Parnamirim, Nova Cruz, Martins, Marcelino Vieira, Luís Gomes, Lajes, Caicó, Macau e Martins.

Atualmente, a UFRN tem mais de três mil alunos matriculados. Para a secretária de educação à distância da UFRN, a missão de transplantar o anacrônico sistema de quadro e giz e incluir novas tecnologias representam um avanço na educação: “Com isso, cumprimos o papel de introduzir e disseminar novas tecnologias de informação e comunicação para todo o sistema de ensino”, observa Carmem Freire, secretária de educação à distância da UFRN e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no RN.

Mesmo com toda a estrutura e metodologia que garante a qualidade dos cursos, a educação à distância ainda é alvo de muito preconceito quanto ao nível de apreensão do conteúdo e formação dos profissionais. “Ainda existe muito preconceito. Quando iniciamos, há nove anos, era muito mais forte. Hoje os próprios professores percebem que o nível dos alunos não é diferente. E os alunos que entram achando que o curso é mais fácil se deparam com as mesmas dificuldades”, conta Carmem Freire.

De fato, ainda que o acesso aos cursos seja facilitado, o estudante terá que ter o dobro de disciplina e força de vontade, já que não terá a tradicional presença física do docente cobrando resultados. Isso é ainda mais imprescindível para aqueles que trabalham – por sinal, a maioria. “O aluno tem a dificuldade de ter que estudar sozinho. Precisa criar seu próprio horário e adequar ao seu ritmo de trabalho. O aluno é quem coordena suas atividades. Ele precisa desenvolver várias competências, como autonomia e disciplina para realizar seus estudos”, enfatiza a coordenadora. 

Superação e disciplina para concluir a graduação
Muitas vezes, mais do que organização e disciplina, outro atributo é ainda mais essencial: uma boa dose de capacidade de superação. Foi essa a característica que fez com que o professor de química José Leão Martins Júnior conseguisse concluir sua graduação.

Nascido em Nova Cruz, ele concluiu o nível médio em escola particular em Natal graças a muito sacrifício dos seus pais. Ainda na capital, foi aprovado no curso de Engenharia Química da UFRN. Entretanto, por dificuldades financeiras da família, retornou para Nova Cruz e não tinha condições de trabalhar no interior e ir à capital todos os dias para estudar. Resultado: teve que abandonar o curso. Mesmo com a formação incompleta, recebeu o convite para dar aulas de química em escolas públicas, mas a ausência de diploma o obrigava a se sujeitar a ganhar menos que os demais docentes e sofrer perseguição a ponto de ser demitido – época difícil, em que passou por sérias dificuldades financeiras.

“Para sobreviver, tinha que ter três contratos de professor: pela manhã, à tarde e à noite. Mas o Estado começou a exigir professores formados. Aí veio o desespero: como eu vou para Natal fazer a faculdade? Acabei desempregado. Só não passei fome porque meus pais me ajudavam”, recorda.

A  vida de José Leão deu uma guinada positiva após ser aprovado no vestibular para o curso à distância de licenciatura em Química. Com o apoio dos professores, ele conseguiu concluir o curso. “Se não fosse o apoio dos professores, eu teria desistido. Todos deixam transparecer que são de ótimo nível e altamente comprometidos. Eu chegava a mandar e-mail para minha coordenadora de madrugada, e ela me respondia na mesma hora”, detalha o professor.

Os frutos do seu esforço vieram logo em seguida: ele foi aprovado no concurso da Secretaria Estadual de Educação e reassumiu seu cargo como docente de química na mesma escola onde dava aulas – desta vez, como professor efetivo.

Com planos de fazer mestrado e se especializar ainda mais na sua área, José Leão se diz tranquilo e aliviado com a sua atual fase profissional. “Hoje, tenho serenidade de ter a segurança de que não serei demitido a qualquer momento. Minha vida tem outro rumo. O mercado está muito fechado, só nível médio não basta”.

Fonte: Portal JH/O Jornal de Hoje

sábado, 19 de maio de 2012

Espanhol / IFRN - OVEP e TAL

Caros alunos,

Como já divulgado, estamos em processo de seleção de tutores para OVEP - Observatório da vida do estudante da educação profissional 2 vagas  e TAL - Tutoria de aprendizagem e Laboratório, para o Câmpus EaD 12 vagas uma para cada pólo da lista presente no edital, neste sentido chamamos a atenção e ao mesmo tempo pedimos a colaboração de entar em contato com a coordenação do polo para agendarmos o dia e horário da aplicação das provas, que ocorrera no período de 28 a 30 de maio de 2012.

Orientações:
1. No período de 21 a 25/05/2012 aluno deverá entrar em contato com a coordenação do pólo para agendar o melhor horário para realizar sua prova de acordo com a disponibilidade de horários do pólo, o ideal é que nesse período o pólo possa disponibilizar horários nos trés turnos, facilitando assim o acesso do aluno a prova.
2. A prova será online no moodle;
3. O coordenador recebera uma senha para liberar o acesso a prova pelo aluno, na ora que ele for iniciar a mesma.
4. A prova terá 2h de duração (OBS. o candidato só poderá fazer a prova no pólo!)


Recortado do edital:

DA APLICAÇÃO DA PROVA

1.     A prova será aplicada no pólo ao qual o aluno está vinculado, no período de 28 a 30 de maio de 2012
2.     O aluno devera agendar o horário da prova com a coordenação do pólo.
3.     O candidato terá 02 (duas) horas para realizar suas provas.


Obs: maiores informações, acessar o moodle na página da coordenação do curso.
Educação, mais do que renda, determina a inclusão digital no Brasil, diz pesquisa
A chance de um brasileiro com nível superior acessar a internet é cem vezes maior do que a de um analfabeto
Da revista Ache Seu Curso
     A pesquisa "Mapa da Inclusão Digital", realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, com o apoio da Fundação Telefônica/Vivo, e divulgada ontem, mostrou que a exclusão digital do brasileiro é determinada muito mais pela escolaridade que ele tem do que pela renda.
     Segundo a pesquisa, coordenada por Marcelo Neri, "educação é a grande variável que determina a diferença no acesso, mais do que as faixas de renda. A chance de uma pessoa com pelo menos superior incompleto acessar a rede é de 100,8 vezes maior que a de um analfabeto, e mesmo 6 vezes maior do que aqueles com pelo menos ensino médio incompleto.".
     Na avaliação por faixa de renda, a pesquisa aponta que o abismo que exclui os mais pobres do acesso à internet, embora grande, mostrou-se menor do que aquele que exclui os que não têm estudo: "A chance de acesso de alguém da classe AB é 11,8 vezes superior a alguém da classe E e 4,5 vezes aquelas de alguém da classe C."
     A pesquisa também verificou que uma pessoa nas metrópoles apresenta 50% a mais de chances do que nas demais áreas urbanas de estar conectado. Além disso, homens têm 118% a mais de chances de estarem conectados do que mulheres. De qualquer forma, de modo geral o acesso tem crescido no país, pois a pesquisa verificou que atualmente a chance de um brasileiro estar conectado é 152,4% superior àquela observada três anos antes.
     É interessante constatar também que a exclusão não se dá necessariamente por falta de acesso. O motivo mais freqüente para não acessar a rede foi o de que a pessoa não quis ou não achou necessário (33,14%), e o segundo o de que não sabia (31,45%). O terceiro motivo apontado foi o de falta de acesso ao computador (29,79%)
     O estudo foi realizado a partir dos partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Leia o estudo completo aqui.

(Matéria publicada no portal www.acheseucurso.com.br)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

COMPERVE/UFRN inicia cadastro de fiscal 


09/05/2012 - CADASTRO DE FISCAL PARA RESERVA - 
 Disponibilizado formulário de cadastro para fiscais reservas dos processos seletivos que serão aplicados no dia 3 de junho de 2012 em 14 municípios do RN. www.comperve.ufrn.br



O cadastro será feito exclusivamente via Internet. www.comperve.ufrn.br

Para inscrever-se, a pessoa deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), número de matrícula na UFRN e preencher todos os campos do Formulário de cadastro.

Após o encerramento do cadastro as informações serão enviadas para a Superintendência de Informática da UFRN para verificação de sua veracidade. Poderão ser convocados apenas as pessoas que sejam alunas da UFRN, que fizerem parte do quadro permanente de servidores da UFRN e que estiverem com a matrícula ativa.

O cadastro deverá ser feita a partir das 8 horas do dia 9 de maio de 2012 até às 23h59min do dia 23 de maio de 2012, observando os seguintes procedimentos:

     a) acessar o sítio da COMPERVE, no qual estará disponível o Formulário de Cadastro;
     b) preencher integralmente o Formulário de Cadastro de acordo com as instruções constantes nele;
     c) enviar eletronicamente o Formulário de Cadastro.

 Fonte: Comperve/UFRN

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Curso de Espanhol lança edital para Concurso Literário






“DIA DO LIVRO 2012”
CONCURSO DE NARRATIVAS BREVES:
IMAGINAÇÃO EM LETRAS

REGULAMENTO


Do concurso:
            O Prêmio Literário Revelação Imaginação em Letras destina-se a distinguir, anualmente, contos inéditos escritos em espanhol e em português. O concurso é promovido pelo Curso de Licenciatura em Letras Espanhol do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. O prêmio é dado em homenagem ao dia do livro na Espanha– 23 de abril.

Da Participação

1.    Poderão participar escritos em língua portuguesa e espanhola de autores brasileiros e estrangeiros, ficando excluída a inscrição dos envolvidos na comissão organizadora do concurso.
2.    Cada concorrente poderá participar com um máximo de duas narrativas breves, para tanto, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos distintos.
3.    Os textos inscritos deverão ser inéditos, ou seja, nunca terem sido publicados. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que não possuam número de registro no ISBN.
Da premiação
A cerimônia pública de entrega do Prêmio Literário Revelação: Imaginação em Letras terá lugar no Mini-auditório do Campus Natal Central, do IFRN (Avenida Senador Salgado Filho, 1559 Bairro Tirol – Natal/RN) no dia 21 de junho de 2012, em evento específico e segundo critérios a definir oportunamente.
A premiação constará de:
1º Prêmio Português - o valor de duzentos (200,00) reais e publicação.
1º Prêmio Espanhol- o valor de duzentos (200,00) reais e publicação.
2º Prêmio Português - uma cesta de livros e publicação.
2º Prêmio Espanhol - uma cesta de livros e publicação.
3º Prêmio Português - livros e publicação.
3º Prêmio Espanhol - livros e publicação.

Das inscrições:

  1. Com o intuito de garantir uma avaliação imparcial das narrativas, sem acesso a dados de identificação dos autores, a inscrição se realizará unicamente via correio postal ou por entrega presencial;
  2. Para os candidatos que submeterem narrativa/s breve/s à avaliação via correio, o autor deverá identificar-se, obrigatoriamente, por pseudônimo, devendo, enviar dois envelopes lacrados. O envelope 2 dentro do envelope 1, conforme descrito a seguir:
           ENVELOPE 1:
·      Contendo três copias do conto, apenas com pseudônimo. O texto deverá ter no máximo, cinco (5) páginas); ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5. Os textos que estiverem fora da formatação indicada serão automaticamente desclassificados.
·      comprovante de depósito Caixa Econômica Federal, Agência Nº1406, Conta Corrente Nº475-6, no valor de R$10,00 sem identificação do depositante;

ENVELOPE 2:
·     formulário de inscrição devidamente preenchido (Anexo 1 deste edital)
·     declaração de autoria e de não publicação. (Anexo 2 deste edital)
3. Os candidatos que submeterem narrativa/s ao concurso através de entrega presencial, deverão seguir os mesmo procedimentos contidos no item 2, supra citado.
  1. Cada par de envelopes deve conter os documentos inerentes a apenas 01 narrativa por autor e deverá ser enviado ou entregue no seguinte endereço:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol
Campus Educação a distancia
Avenida Senador Salgado Filho, 1559 - Bairro Tirol 
Natal/RN CEP 59000-000

Horário: de segunda a sexta-feira das 8h as 12h da manhã



Dos prazos de inscrição:
  1. O concurso relativo à quarta edição do Prêmio Literário Imaginação em Letras estará aberto de 23 de abril a 01de junho de 2012.
  2. Os promotores do concurso não devolverão aos concorrentes os trabalhos que lhe forem entregues.
  3. A inscrição no concurso implica na total aceitação dos termos deste edital e na concordância em publicação posterior dos contos premiados.
 Mais informações acessar o moodle na página da coordenação do Curso de Espanhol.