quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Acordo ortográfico será obrigatório a partir de 2013

O mais recente Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 2010 e em discussão bem antes disso, passará a ser obrigatório a partir do ano que vem. As duas normas ortográficas, a anterior e a atual, podem ser usadas e aceitas como corretas até dezembro de 2012. 

Porém, o grande desafio é fazer com que o acordo "pegue" na população, como se diz popularmente. O desafio se torna mais difícil ainda para fazer com que pessoas que não frequentam mais a escola, não estão mais em idade escolar, se adaptem às novidades, mesmo com três anos de adaptação. Saibam escrever corretamente a língua portuguesa.

Segundo o Ministério da Educação, a reforma ortográfica tentou facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa. O que muda é apenas a grafia de 0,5% do vocabulário. Ou seja, apenas a escrita das palavras, não sua pronúncia. Oito países cuja língua oficial é o português assinaram o acordo, se comprometendo a fazer as mudanças: Brasil, Portugal, Angola, Timor Leste, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Porto Príncipe.

Informações: http://www.folhaemhttp://www.folhaemdia.com/dia.com/

Nenhum comentário: