quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aluna do Polo UAB de Marcelino Vieira é aprovada em mestrado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


A estudante Mary Carneiro de Paiva Oliveira, que concluiu neste ano de 2011 a especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem transdisciplinar, pela modalidade a distância, ofertada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, teve total aprovação na prova escrita, entrevista e projeto no mestrado em educação da  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

O projeto aprovado pela banca examinadora da universidade seguiu a mesma linha de pesquisa da especialização em Língua Portuguesa, cursada  pela aluna no Polo Universitário de Marcelino Vieira. Segundo Mary Carneiro, o Trabalho de Conclusão de Curso da especialização a distância - TCC, 'Escola Municipal Tomás de Aquino: descobrindo a transdisciplinaridade com o Programa Escola Ativa', defendido no mês de dezembro de 2010, despertou o desejo em aprofundar a pesquisa.

"Os professores formadores do curso estimularam bastante para seguir adiante na minha pesquisa, fiz alguns ajustes no projeto, mas não mudei o objeto de estudo; dessa forma, para concorrer a uma vaga no mestrado, a temática do projeto foi ampliada ficando assim: 'As Classes Multianuais das comunidades Juazeiro e do panatis: descobrindo a transdisciplinaridade com o Programa Escola Ativa'. De fato, muito me contribuiu a especialização, os encontros presenciais no polo e os fóruns de discussão no moodle/IFRN", completou a professora Mary.

Para o coordenador do Polo Universitário de Marcelino Vieira, professor Romualdo Carneiro, a aprovação da professora no mestrado, vem dá credibilidade aos cursos que são ofertados pelas IES, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.

3 comentários:

UaB Luís Gomes disse...

Prezada Meiry,

Parabéns... essa é uma vitória merecida. Sucesso.

Prof. Franklin Miguel Fernandes
Coordendor do Polo de Luís Gomes - PUAP

Lucia Barros disse...

Mary, faço parte do grupo da especialização a distância (UAB:IFRN). Pesquisando sobre classes multianuais para enviar a outras alunas que pretendem trabalhar com essa temática no Polo de Grossos, descobri a informação sobre sua aprovação no mestrado da UFRN. Fiquei muito feliz por você e desejo sucesso.
Lucia Barros.

Anônimo disse...

Universidade federal do rio grande do norte secretaria de educação a distância pólo de nova cruz disciplina: princípios e método de alfabetização professora : Jacyene aluna : Maria paulino de Vasconcelos

Quando pensamos em um trabalho de construção do conhecimento na alfabetização, pensamos TAM bem em modificar a prática de ensino desenvolvida, desfiando o foco do processo de ensino do professor para os alfabetizandos. Se entendemos, como vimos em princípios e métodos de alfabetização 1, que essa postura rompe com o modelo de alfabetização tradicional, em que aprender a ler e escrever é a prender a codificar e decodificar, e passamos a enxergar um processo de sucessivas aproximações da linguagem convencionalmente estabelecida, além da construção pelo aluno dos papeis de leitor e escritor, isso implica a ação da escrita para a comunicação em um determinado contexto social (BISSOLI, 2009, P 45). A partir desses pressupostos, assumimos que a criança é capaz de construir seu conhecimento, ou melhor, acreditamos que para aprender, o sujeito precisa ativamente refletir sobre o objeto de conhecimento. para jacyene