terça-feira, 14 de setembro de 2010

Governo e MEC entregam um computador por aluno em escolas da rede estadual

Até o final de outubro o treinamento para professores será concluída e o equipamento começará a ser utilizado
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), está lançando o Projeto um Computador por Aluno (UCA). O projeto visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas para ampliar o processo de inclusão digital e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Programa Nacional de Tecnologia da Educação (Proinfo).

No Rio Grande do Norte, cinco escolas da rede estadual já receberam o equipamento que posteriormente serão entregues aos alunos. A Escola Estadual Josefa Sampaio, do bairro de Santos Reis, em Natal recebeu 528 computadores; a Emanuel Carneiro da Cunha, de Estremoz, 456; a Maria Cristina, de Parnamirim, 480; a Gal. João Varela, de Ceará Mirim, 441 e a Escola Antônio Azevedo, de Jardim do Seridó, 553. A quantidade de computadores foi calculada com base no senso escolar de 2009 acrescentando um percentual de 5% prevendo um possível aumento no número de alunos matriculados de 2009 para 2010.

Inicialmente, a implantação do Projeto UCA selecionou escolas das zonas urbanas e rurais com base em necessidades essenciais como infraestrutura capaz de dar suporte ao laptop educacional e o compromisso de uma efetiva política de formação dos gestores e professores para dinamizar os vários processos desta fase do projeto. O programa de formação proposto tem suas ações planejadas por um período de dois anos e vai disponibilizar os computadores com acesso a internet para alunos e professores que serão capacitados no sentido de desenvolver atividades pedagógicas dentro e fora da sala de aula.

A implantação do UCA, no Rio Grande do Norte, é uma das medidas adotadas pelo Governo do Estado, por meio da SEEC para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e as notas alcançadas pelos alunos no Exame nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com a diretora da Escola Estadual Josefa Sampaio, Núbia Melo da Rocha, a ação está sendo um incentivo muito grande para alunos e professores.

“Um computador é um equipamento muito desejado por todos. Muitos desses alunos não têm condições nem de ir a uma Lan House, portanto, isso está sendo um incentivo maravilhoso. Bastou os computadores chegarem e o número de faltosos diminuiu, as salas estão mais organizadas, eles estão mais comportados e a evasão vai diminuir consideravelmente”. Conclui a diretora.

Elionai Pinto da Silva (16), aluno da 7ª série, é morador do Loteamento Floresta na Zona Norte de Natal, mas estuda na Escola Estadual Josefa Sampaio, em Santos Reis, ele afirma que a sua família não tem condições financeiras para adquirir um laptop e tudo que aprendeu sobre informática foi na escola. Agora, com um equipamento próprio, ele diz que não vê a hora de começar a usar o presente que recebeu. “Estou muito feliz, louco pra começar a usar, agora eu não falto mais um dia se quer de aula”.

A proposta do Programa era entregar os computadores, que são equipados com um chip, validados periodicamente com senhas da própria escola, aos alunos para levarem para casa, contudo, existe uma preocupação muito grande quanto à segurança e inicialmente os equipamentos devem permanecer em local apropriado no prédio das escolas, mesmo assim, o programa fará experiências nesse sentido. Até o final de outubro, a primeira fase do processo de treinamento para os professores será concluída e o equipamento começará a ser utilizado.

Nenhum comentário: