segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Universidade federal latino-americana começa aulas nesta segunda-feira

Unila 
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) foi criada em janeiro e terá alunos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. (Foto:Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)
Começam nesta segunda-feira (16) as aulas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz de Iguaçu. Ao todo, cerca de 200 estudantes brasileiros e estrangeiros, da Argentina, Paraguai e Uruguai, se matricularam até sexta-feira na universidade, que foi criada em janeiro deste ano com a proposta de ter estudantes das Américas Latina e Central.
Para preencher as 300 vagas oferecidas, a universidade pretende fazer uma segunda chamada de estudantes, segundo o reitor Hélgio Trindade. "Alunos e professores estão chegando muito entusiasmados. Preocupados em se ajudar e a se integrar", disse.
As atividades do primeiro dia de aula incluem palestras com a reitoria, pró-reitorias e professores com informações sobre a estrutura da universidade, o programa dos cursos, as atividades do semestre e o programa de assistência aos estudantes.
Alunos da Unila 
Alunos terão aulas em português e em espanhol
(Foto: Assessoria de Imprensa UNILA/Divulgação)
Os alunos brasileiros foram selecionados com base no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Estudantes de escolas públicas tiveram benefício na seleção. Os estrangeiros foram selecionados com ajuda dos ministérios da Educação de cada país. “São alunos que entraram em outras universidades, mas diante da oferta da Unila resolveram mudar projetos e vir para a Unila”, disse Trindade.
As aulas ocorrerão na sede provisória da universidade, localizada no Parque Tecnológico Itaipu. Alunos que se mudaram de outras cidades do Brasil ou são estrangeiros ficarão hospedados em um hotel próximo à Unila, que será usado como moradia estudantil a estudantes que necessitarem de assistência estudantil. A universidade pretende comprar o hotel.
A ideia da universidade é que tenha aulas em português e em espanhol dependendo do professor que ministrar cada disciplina. Para poder assistir às aulas, todos os estudantes terão aulas de línguas no primeiro ano de curso.
A universidade terá seis cursos de graduação neste semestre, que são ciências biológicas - ecologia e biodiversidade (manhã), relações internacionais e integração (tarde), economia, integração e desenvolvimento (noite), sociedade, estado e política na América Latina (tarde), engenharia ambiental de energias renováveis (manhã) e engenharia civil de infraestrutura (manhã).
Os estudantes começam a estudar, no entanto, em aulas mistas, uma espécie de curso preparatório, em que se misturam alunos de todas as áreas. Só no decorrer do curso é que as turmas começarão a ser separadas por curso, segundo Trindade.
Para 2011, a universidade pretende criar um novo mecanismo para selecionar os estudantes estrangeiros. Segundo Trindade, a partir de março de 2011, a universidade abrirá vagas em outros 13 cursos com mais 1.700 vagas, e começará a receber estudantes de outros países latino-americanos, da América Central e do México
.
Mais informações sobre a universidade podem ser obtidas no site www.unila.edu.br.

Nenhum comentário: