segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pólos Universitários do RN marcam presença no III Encontro Regional do Sistema UAB
Coordenadores de Pólo e UAB do RN (alguns).

Estivemos presente na capital do frevo, Recife/PE, onde ficamos hospedados no Mar Hotel entre os dias 28 de abril e 01 de maio e, nesse espaço de tempo participamos efetivamente do III Encontro Regional do Sistema UAB / Nordeste.

No encontro que reuniu os Coordenadores de Pólo e Coordenadores UAB das IEs discutimos muitas questões relevantes para o processo de consolidação e Institucionalização do Sistema UAB em todo Brasil.

A partir dos debates realizados no encontro ficou acertado que os agentes UAB de toda região Nordeste devem unir forças para aprovar as Leis de criação e sustentabilidade dos Pólos UAB, pois só assim eles ganharão de fato vida e, passarão a ser parte legal do sistema educacional de cada município ou estado em que estão localizados.

Outra tarefa que ficou definida foi que após a aprovação das Leis de criação de cada Pólo, os Coordenadores de Pólo UAB devem viabilizar os Regimentos de Pólo, Biblioteca e Conselho de Pólo e, a elaboração em conjunto com a comunidade acadêmica dom Plano de Gestão Anual do Pólo.

A criação do PDP (Programa Direto no Pólo) e a institucionalização da figura do Coordenador Adjunto também foram exaustivamente reivindicados pelos Coordenadores de Pólo, que argumentaram em primeiro lugar a necessidade de sanar pequenos casos, que hoje demora tempo demais para ser atendidos via mantenedor e, em segundo a necessidade de ter alguém que os substitua, sendo está pessoa entendedora da dinâmica do Sistema UAB.

É pertinente destacar que a Equipe UAB/CAPES nos mostrou valiosas experiências de EaD no mundo, dando aos menos encorajados ou duvidosos do Sistema UAB a certeza que estamos no rumo certo e, que a EaD veio para de forma inequícova garantir com qualidade a democratização do acesso, permanência e sucesso de aprendizagem no ensino superior de nosso País.

O Coordenador do Pólo Universitário de Luís Gomes, Professor Franklin Miguel Fernandes, enfatizou no encontro a necessidade do Governo Federal fomentar mais os Pólos, sobretudo os que estão instalados nos pequenos e pobres municípios nordestinos, onde antes de sua existência o ingresso no ensino superior era apenas mais um sonho e, também pediu a liberação dos recursos para os serviços de ampliação ou reforma de Pólo, prometidos há bastante tempo.



Solenidade de Abertura do III Encontro Regional do Sistema UAB / Nordeste.
Sr. Adi Balbinot / CAPES.

Professora Cassandra / UFCE - Coordenadora do GT - CE e RN.

Prof. Franklin Miguel Fernandes, Coordenador do Pólo Universitário de Luís Gomes, cobrando mais fomento via Governo Federal para os Pólos.


Nenhum comentário: