quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Projeto Cinema no Polo - Marcelino Vieira

A PROGRAMAÇÃO DE AACC EM MARCELINO VIEIRA-RN – 2009.2, Projeto Cinema no Polo ficou assim definida:

Manhã – 8h
PROJETO CINEMA NO PÓLO
Primeira Sessão
Mediação: Prof. MsC. Adriano Medeiros da Costa (Doutorando em Educação-UFRN)

Filme:
A CORPORAÇÃO (The Corporation).
Direção: Mark Achbar e Jennifer Abbott. Co-produção Big Picture Media Corporation, Canadian Television Fund, TVONTARIO e British Columbia Film. 2004. 1 disco (Tempo 2h25min). DVD..
Sinopse: a partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana que concluiu que, aos olhos da lei, uma corporação é uma "pessoa", o documentário The Corporation analisa os poderes das grandes corporações no mundo atual. Nesse sentido, entram em debate a exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente. Neste documentário, são entrevistados presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de pensadores e personalidades contemporâneas, como Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore...

Tarde – 13h-17h
Minicurso:
MÍDIA E PODER
Prof. MsC. Adriano Medeiros da Costa
Desdobramento da sessão do filme A Corporação, exibição e debate realizado pela manhã, o minicurso trabalhará a questão do poder e dos meios de informação na sociedade contemporânea. O indivíduo, os grupos e a Indústria Cultural. O surgimento das grandes corporações. Consumo e consumismo. As diferenças e semelhanças entre a esfera pública e privada. Internet e práticas políticas. A realidade e a utopia das novas tecnologias.

Nenhum comentário: